top of page

Arcane: a fantástica introdução de Ekko

Claudio Marcos, colunista na coluna "Cultura Pop" da Revista Especular










Ekko aparece pela primeira vez em Arcane (2021) sendo uma criança ainda, mostrando-se como um menino entusiasmado, carismático e, acima de tudo, interessado em coisas novas, como aprender sobre tecnologias e adquirir conhecimentos que alguém como ele não é capaz de possuir, por viver em uma cidade negligenciada como Zaun.


Essa é uma cidade que fica no subsolo de outra mais rica: Piltover, a cidade mais avançada em quesito tecnológico e com o maior número de nobres no universo de Arcane, sendo um centro de comércio internacional e vendida como um lugar perfeito. Zaun é o reflexo do que acontece quando pessoas ricas, que não se importam com nada além de si mesmas, estão no poder. Em vários episódios, nos é mostrado como os Zaunitas vivem em condições insalubres e são completamente abandonados por qualquer entidade governamental, tornando Zaun um grande chamariz para ladrões, comerciantes ilegais e assassinos.


No entanto, também há pessoas boas e justas em Zaun, e Ekko é uma delas, alguém com boas intenções, criado com carinho por seus pais e rodeado de bons amigos.


Em sua segunda aparição, Ekko já está crescido e é um dos revolucionários, chamados de "fogo lumes", um grupo que busca suprimentos e condições para as pessoas de Zaun. O personagem recebe destaque constante como alguém badass e até mesmo inabalável, como se a única coisa que o impedisse de ter o mundo em suas mãos, no bom sentido, fosse sua condição social. Ekko ajuda VI e Caitlyn quando elas mais precisam, e é um exímio lutador, dominando acrobacias e conhecendo muito sobre tecnologia, mesmo tendo recursos limitados.



Ekko é, acima de tudo, esforçado. Mesmo com pouco tempo de tela, ele cativa o telespectador, não apenas por seu design incrível e único, mas também por seu carisma e pelos seus ideais; os de alguém que busca um mundo melhor, um mundo justo para aqueles que são como ele, Zaunitas.


Sem muitos spoilers, Ekko tem um diálogo esplêndido com um personagem no final da primeira temporada. Ekko diz:


"As pessoas não precisam de condições para sobreviver; elas têm que viver".

Em minha experiência pessoal, não pude deixar de me emocionar com essa frase. Mesmo sendo tão pequena, ela diz tanto. Ekko é a esperança de um povo, a luz de Zaun, aquele que um dia vai mudar tudo. Digo que os telespectadores podem criar grandes expectativas para Ekko nas próximas temporadas, pois ele irá além delas com toda certeza. Quem joga 'League of Legends' e conhece a história do rapaz sabe o quanto ele irá brilhar.


Vejo o tempo de tela de Ekko na primeira temporada como apenas a sua introdução, pois o foco não é nele, mas há uma clara mensagem de que ele será aprofundado em futuros próximos. Arcane (2021) é uma série original Netflix baseada no universo do jogo 'League Of Legends'; sua primeira temporada retrata a região de Piltover e Zaun, tendo Jinx e VI como as principais protagonistas. Outros personagens do jogo, como Ekko, Jayce e Viktor, aparecem na série e têm destaque. Arcane retrata uma história fantástica dividida em 3 atos e com uma trilha sonora incrível, apresentando uma animação de tirar o fôlego, competindo em prêmios contra Homem-Aranha no Aranhaverso e Gato de Botas 2.


Sua segunda temporada já foi confirmada e é aguardada com muito entusiasmo por parte dos fãs. Ekko é um ótimo personagem dentro e fora do jogo; "o rapaz que estilhaçou o tempo" irá trazer esperança para um povo que há tanto tempo se sentiu abandonado.


237 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Não há nada melhor do que Ekko!! Apenas o maior

Like
bottom of page