top of page

Nota sobre a coluna de Fantasia

Matheus Maciel










Desde o começo deste ano, temos experimentado formas diferentes de especular sobre fantasia aqui na coluna. 


Eu me admirei que chegamos no meio do ano e não tem nenhum artigo em  específico sobre O Senhor dos Anéis, além de O épico e o heroico na fantasia, que abordei, ainda que por cima, os papéis dos heróis e o estilo épico, tão comuns em obras do gênero. Ainda que experimentalmente, uma linha de raciocínio estava sendo traçada. 


Uma linha, apenas.


Essa linha tornou-se menos tímida no artigo “Donzela”, enlatados e Scorsese, em que uma crítica de cinema abriu um portal que conduzia à pequenas “pílulas” contendo reflexões ligeiras (mas não menos legítimas) sobre a indústria estadunidense de cinema e alguns tropos tradicionalmente utilizados nos filmes de fantasia. Sonhando com areia no meu café, uma análise da função social do sonho em Sandman, também foi perpassada por essa ideia de “mordiscar” os temas de fantasia em seus microcosmos possíveis.


Essa linha, no entanto, está para mudar.


Mudanças podem ser complicadas e desagradáveis, em certas medidas, mas garanto que a mudança pela qual a coluna de Fantasia da Revista Especular irá passar será uma ótima notícia. A linha, portanto, não irá partir-se, mas será renovada, ampliada e recolorida. Em termos práticos, anuncio aqui que teremos novos colunistas


Ainda vou fazer mistério com relação a suas identidades, então peço que fiquem de olho nas colunas das próximas semanas para novidades e, é claro, conhecer os novos escritores e dar-lhes as boas-vindas (nas colunas tanto de fantasia quanto terror). Esperem, portanto, por uma variedade maior de temas, perspectivas, conhecimentos e abordagens. Variedade é a palavra de ordem aqui na Especular.


Portanto, espero vê-los aqui mesmo na semana que vem.

As linhas da magia os aguardam!



Matheus Maciel,

Editor.




30 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page