top of page

O retorno a Era de Prata dos heróis? Parte.1: Marvel

Nicolas Ricardo, colunista da Revista Especular









Com os anúncios feitos na última semana, a Marvel conseguiu retornar aos holofotes da cultura pop e reacender o espírito nostálgico daqueles mais descrentes quanto às suas futuras produções. Os projetos que vamos discutir neste texto levam a crer que estamos prestes a retornar à era de prata dos quadrinhos dentro do cinema e nas demais produções audiovisuais. A ascensão da primeira superfamília, assim como a volta de um clássico das animações, trazem de volta os responsáveis por tornar a Marvel na gigante que ela é hoje, muito antes dos Vingadores.


Antes de entrarmos nos anúncios, é importante dar um breve contexto do que foi a Era de Prata nas histórias em quadrinhos: situada entre a década de 50 e 60, a era de prata veio como uma resposta ao momento terrível que os quadrinhos viviam com a vigilância do Comics Code Authority (CCA), um código que garantia que as mentes dos cidadãos de bem não fossem corrompidas pelas ideologias e comportamentos deploráveis incentivados nas revistas em quadrinhos.



Como resposta a esse código e ao baixo número de vendas de histórias com heróis e vilões, houve um movimento para que as histórias assumissem um tom mais "pé no chão" e realista; o grande público já não tinha mais tanto interesse em histórias de deuses vindos de outro planeta. Dessa forma, um tom mais puxado para o sci-fi foi ganhando espaço, alguns rostos conhecidos lá da era de ouro foram substituídos. Viagens espaciais que resultavam no ganho de super habilidades, mutações no DNA, picadas de aranha radioativas, explosões de energia e por aí vai… Situações como essas foram responsáveis pelo surgimento de heróis clássicos e grupos que se tornaram símbolos da cultura pop, e não existe nada mais clássico e pop do que o Quarteto Fantástico e os X-Men.


Pegando a todos de surpresa, a Marvel aproveitou o Valentine's Day para anunciar não só a data oficial do filme do Quarteto Fantástico (25 de julho de 2025), como o elenco que dará vida ao Senhor Fantástico (Pedro Pascal), Mulher Invisível (Vanessa Kirby), Tocha Humana (Joseph Quinn) e O Coisa (Ebon Moss-Bachrach). O anúncio foi feito por meio de uma arte da super família que remete e possui bastantes elementos da década de 60, reforçando a ideia de que estamos vendo um retorno à era de prata; além disso, muitas teorias começaram a ser levantadas sobre o enredo do filme, graças a algumas referências que remetem às histórias clássicas do Quarteto. Vale lembrar que a primeira super família já teve algumas adaptações anteriores que não deram muito certo; os fãs torcem para que agora, em casa, esses personagens consigam ter a adaptação que tanto merecem.


Poster do filme do Quarteto fantástico
Poster da nova adaptação de "Quarteto fantástico" (Imagem/Reprodução: Marvel Studios)

 Ainda na pegada de surpresa, no dia 15 de fevereiro foi liberado o primeiro trailer da animação X-Men '97, confirmando que os episódios serão liberados no Disney+ dia 20 de março, dando continuidade à animação dos X-Men dos anos 90. O trailer conta com as cenas finais da animação original, seguido de várias sequências que dão breves detalhes da trama. Vale destacar que, embora essa nova animação utilize um mix de 2D e 3D, a estética e as cores da animação original foram mantidas; os personagens ganharam novos designs e aprofundamento, assim como a própria equipe, que contará com a adição de novos membros como o Mancha-solar, herói brasileiro já confirmado como parte dos X-Men.


Ao que tudo indica, a animação terá como foco a suposta morte do professor X, deixando assim os mutantes na liderança de Magneto, além de dar respostas a algumas pontas soltas deixadas na animação original. X-Men '97 vai ser uma oportunidade de apresentar os personagens mais famosos da Marvel Comics ao público mais jovem em sua essência, trazendo discussões que refletem a sociedade moderna, ensinamentos sobre aceitação, respeito, luta por direitos e representatividade.






121 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Ahhhh, que notícia boa saber que o Quarteto Fantástico está voltando

Like

Ansioso pra animação nova dos X-Men! Parece estar perfeita

Like
bottom of page